Passeando pelos blogs de EAD encontrei essa experiência
de MOOC sobre um tema de Jornalismo de Dados. Achei instrutivo pois a
professora Amy passa detalhes de como alcançar o sucesso em qualquer MOOC. Fiz
a tradução e solicitei permissão para reproduzir.
O material pertence à PBS Foundation, entidade que se
dedica a recursos de educacão, visitem seu site em www.pbs.org.
Agradeço a Mark Glaser da PBS por ter gentilmente
autorizado a tradução e divulgação do trabalho realizado pela Amy Schmitz Weiss, professora associada da School of Journalism and Media Studies at San Diego State
University.
O trabalho original se encontra em https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/node/14568
MOOC
– Jornalismo de Dados: O básico
Já não é surpresa que o assunto MOOC está rapidamente
se tornando uma indústria em si, em que há
quase uma nova empresa, iniciativa e programas nascendo a cada mês.
Muitas pessoas podem estar familiarizados com os protagonistas
Mooc existentes no mercado, tais como EDX , Coursera e Udacity. Mas há novos
players globais , que entram no mercado como Iversity , Schoo e Futurelearn.
Estes players Mooc e os ainda por vir estão balançando o
mundo acadêmico, bem como a idéia geral do que a aprendizagem poderá vir a ser.
Tem havido muito debate na imprensa sobre as vantagens e desvantagens desse
tipo de aprendizagem , e muitas perguntas permanecem sobre qual será o futuro
das MOOCs na educação .
Eu não tenho uma bola de cristal para predizer se as MOOCs
vão se tornar um elemento de aprendizagem permanente, mas eu acho que, como
educadores, temos a oportunidade de explorar esse formato para testar novas
formas de ensino. No século 21, temos a chance de definir o caminho em direção
a novas e excitantes formas de disciplinas de ensino, e que a única maneira de
fazer isso é se estamos dispostos a experimentar com diferentes abordagens.
ESTUDO DE CASO: Um MOOC sobre Jornalismo de Dados
(Data-driven Journalism)
Eu tive a oportunidade de ensinar e coordenar uma MOOC sobre
jornalismo para profissionais de mídia recentemente, através de um convite do
Centro Knight para o Jornalismo nas Américas sobre "Jornalismo de Dados:
O básico". A MOOC teve 3.700 alunos matriculados a partir de mais de
140 países. As pessoas inscritas provinham desde lugares próximos como San
Francisco, Califórnia até as distantes como Nepal.
Muitos dos estudantes eram jornalistas. Mas alguns eram
bibliotecários, professores, engenheiros, programadores e designers, e outros
eram apenas cidadãos curiosos que querem saber mais sobre como o jornalismo
funciona. Foi ótimo ver tanta diversidade dos alunos em termos de formação,
experiência e localização geográfica. Isso ajudou a tornar as discussões a cada
semana do curso uma experiência enriquecedora para os alunos e os instrutores.
Quero compartilhar minha experiência pessoal sobre o ensino
com este curso e como o ensino das
técnicas de jornalismo de dados pode ser feito através da plataforma MOOC se
você tem o conjunto certo de ingredientes para torná-lo bem sucedido.
Aqui estão as dicas rápidas seguidas de explicações mais
detalhadas para cada uma:
• Dica 1 : Dedique muito tempo ao planejamento do MOOC,
seu conteúdo e modelo de instrução.
• Dica 2 : Prepare o plano de ensino detalhadamente.
• Dica 3 : O lançamento de um MOOC é um esforço de
equipe. Não tente fazer tudo sozinho.
• Dica 4 : Ser detalhado durante todo o curso. Fornecer
instruções claras.
• Dica 5 : Ser tão envolvido quanto possível.
DICA
1: Dedique muito tempo ao planejamento
Seja diligente no planejamento do MOOC, seu conteúdo e
modelo de instrução. Considere co-ensinar com profissionais da área.
A idéia original para o MOOC "Jornalismo de Dados:
O básico" surgiu no início deste verão, quando eu vi um monte de
discussões on-line sobre a falta de treinamento e materiais centralizados para
os jornalistas que queriam aprender técnicas de jornalismo de dados em todo o
mundo. Há uma série de recursos on-line tais como livros digitais, vídeos ,
tutoriais e sites sobre o tema, mas a maior parte não é centralizado e não tem
estrutura ou organização para ajudar um novato navegar nessas águas. Eu percebi
que havia uma lacuna lá e pensei que poderia ser o momento certo para oferecer
um curso que ajudasse pessoas a ter as ferramentas e informações para ajudá-los
a começar nesta área.
Falei com Rosental Calmon Alves, diretor do Centro
Knight para o Jornalismo nas Américas (que conduzia há 10 anos um programa bem
sucedido de ensino a distância para jornalistas e ensino por MOOCs há um ano), sobre a
possibilidade de oferecer um MOOC sobre jornalismo de dados. Ele ficou delirante
com a idéia, e eu comecei a montar um plano.
A minha abordagem a este MOOC era diferente dos outros
que eu já vi. Eu tenho ensinado jornalismo de dados há anos na San Diego State
University, mas eu pensei que ter mais do que apenas um instrutor seria algo único
e também uma bela maneira para os alunos aprenderem de vários especialistas em
jornalismo de dados.
Então, meu plano foi que eu seria a coordenadora líder e
instrutora do curso e traria vários especialistas em jornalismo de dados para ministrar
diferentes semanas do curso. Convidei quatro jornalistas, e todos eles aceitaram.
Assim, o dream team nasceu: Lise Olsen do Houston Chronicle , Derek Willis do
New York Times, Jeremy Bowers da NPR, e Sisi Wei do ProPublica se tornaram os
instrutores do curso. Cada um deles iria ensinar uma semana diferente e um aspecto
diferente do jornalismo de dados.
Este formato foi excitante para os alunos, porque eles tiveram
um novo professor a cada semana, experimentando um estilo de ensino diferente e
diferentes tipos de conteúdo, e ter novas interações com cada professor. Este
formato definitivamente temperou o ambiente e manteve os alunos envolvidos a
cada semana do curso.
DICA
2: Prepare o plano de ensino detalhadamente.
Planejar uma MOOC implica em gastar muito tempo.
Passamos cerca de dois meses planejando o currículo para o MOOC . Ao planejar
uma MOOC você deve perguntar a si mesmo estas perguntas:
• Qual assunto você quer ensinar?
• Como você deseja ensinar?
• Quais as habilidades você deseja que aprendam?
• Que conhecimento você quer que eles adquiram?
• Quais as ferramentas você quer que eles aprendam?
• Como eles vão aplicar o que aprenderam?
• Você quer que eles reflitam sobre a experiência da
aprendizagem e de que forma?
Pensar nos resultados da aprendizagem é uma parte
importante do processo de planejamento. Para esse MOOC, eu tive resultados de
aprendizagem específicos que foram alinhados para gerar conhecimento nas
seguintes áreas que se tornaram o esboço geral do curso:
• Semana 1: Introdução ao Jornalismo de Dados
• Semana 2: Onde encontrar os Dados e as histórias
• Semana 3: Como entrevistar os Dados
• Semana 4: Como trazer os Dados para a Vida - Parte 1
• Semana 5: Como trazer os Dados para a Vida - Parte 2
A cada instrutor foi dada a liberdade acadêmica de como
cobrir o tema em sua própria semana. No entanto, cada professor teve de
fornecer um número definido de leituras , vídeos ( teóricos e práticos), links
a recursos relevantes, um breve questionário (abrangendo os principais
conceitos da semana) e questões para discussão dos principais conceitos
abordados durante a semana. Sabendo-se que os alunos teriam diferentes níveis
de experiência, os instrutores prepararam material para iniciantes e para avançados.
Toda essa informação foi compilada em um plano de
ensino. O plano também contemplou o estabelecimento de deadlines, a política de
comunicação (como os alunos poderiam interagir entre si e com o instrutor), as
expectativas para a conclusão do curso e a logística global da plataforma.
A criação dessa estrutura global do curso, dando
liberdade acadêmica a cada um dos instrutores para elaborar seus próprios
materiais para a semana, e o fornecimento de um programa detalhado para os
alunos criaram uma base sólida quanto à forma como o curso MOOC se
desenvolveria.
DICA
3: O lançamento de um MOOC é um esforço de equipe. Não tente fazer tudo
sozinho.
Na criação deste MOOC, o planejamento e a construção do
curso aconteceu ao longo de um prazo de dois meses e eu tive a sorte de contar com
a ajuda de uma boa equipe do Centro Knight.
Se você estiver empenhado em lançar o seu próprio MOOC,
recomendo que tente obter pelo menos duas a três pessoas para ajudá-lo. Para esse
MOOC, o Centro Knight forneceu a plataforma MOOC, um assistente de ensino (para
me ajudar com a construção da estrutura do curso e para ajudar a mim e aos demais
instrutores durante o transcorrer do curso), um desenvolvedor web (para ajudar
com problemas técnicos com a plataforma) , um cinegrafista (para ajudar com a
edição e codificação dos vídeos das aulas) e um administrador para ajudar com a
logística global.
Pode não ser possível ter uma equipe grande para ajudar
com sua MOOC, mas se você puder convocar estagiários ou assistentes para
ajudar, pode ser uma grande oportunidade de eles aprenderem mais sobre a
aprendizagem on-line, design instrucional, e aprender mais sobre o tema que
você estará ensinando.
DICA
4: Ser detalhado durante todo o curso. Fornecer instruções claras.
Ao lançar um curso MOOC, você terá pessoas do mundo
todo se inscrevendo, com diferentes experiências e habilidades no uso da
plataforma digital. É importante que o curso seja o mais abrangente possível, se
certificando de fornecer instruções detalhadas de como os alunos podem utilizar
a plataforma, navegar pelos materiais e a forma como funciona a prendizagem
on-line. Muitos dos estudantes que ingressaram neste MOOC afirmaram ter sido
essa sua primeira experiência de aprendizagem on-line, e fiz tudo para que eles
tivessem as informações de que precisavam para navegar pelo curso. Como fazer
isso?
• Criar uma
seção de perguntas freqüentes no curso. Este FAQ deve cobrir tantas perguntas
quantas você pode pensar relacionadas à plataforma do curso, as instruções,
materiais, etc. Você pode então, encaminhar os estudantes para esta seção
quando têm dúvidas.
• Criar um forum
para "Perguntas aos instrutores". Durante o curso, você poderá
receber várias perguntas semelhantes via e-mail dos alunos. Em vez de responder
a mesma pergunta toda vez, você pode postar uma resposta em um fórum geral e
todos poderão ver sua resposta. É uma grande economia de tempo e permite que a
informação seja compartilhada com todos os alunos do curso.
• Dizer aos
alunos como navegar entre os materiais do curso. Em uma plataforma de
aprendizagem on-line, os alunos podem ou não estar familiarizados com um curso
online. É importante que você forneça instruções detalhadas para os alunos
dizendo-lhes para clicar neste link, ir para esta seção do curso, como fazer um
post no fórum, você estará vendo um vídeo aqui..., etc. Este nível de instrução
pode ser entediante, mas ajuda a orientar o aluno ao longo do material do curso,
não importa se o aluno é um novato ou não. Você também deve fazer um guia do
curso passando pelas funções e características básicas da plataforma - como
enviar uma mensagem, fazer um post, fazer um teste, verificar seu grau, etc.
Dica
5: Ser tão envolvido quanto possível.
As histórias recentes na imprensa sobre MOOCs têm
apontado que este tipo de cursos são falhos no objetivo de ensinar porque estão
apenas tomando uma série de módulos auto-dirigidos, com pouca ou nenhuma
interação entre alunos e o instrutor. Este pode ser o caso de algumas MOOCs ,
mas isso não tem que ser o caso de seu próprio MOOC.
Para o MOOC Jornalismo de Dados, eu especificamente desejei
estar tão envolvida quanto possível com o curso. Eu também solicitei a Lise,
Derek, Jeremy e Sisi que se envolvessem tanto quanto possível em suas
respectivas semanas.
Pode parecer não intuitivo ou impressionante pensar em
ser altamente envolvido em uma MOOC, mas isso deve ser feito. Aqui estão
algumas maneiras em que você pode trazer interação e engajamento ao curso:
• Identificar
uma política de comunicação, dizendo aos alunos como eles podem chegar até
você - você pode decidir sobre o uso de e-mail e/ou fóruns. Além disso, você
deve indicar o quão rápido você vai responder a perguntas (prazo de 24-48 horas).
É importante ser claro com os alunos sobre quantas vezes você vai se comunicar
e quando.
• Envie uma
mensagem/saudação de boas-vindas no início de cada semana do curso e uma
mensagem de encerramento no final da semana. Quando os alunos embarcam em
uma nova semana de materiais é importante o instrutor fornecer um breve resumo
do que eles vão enfrentar e a que devem estar preparados. Quando a semana
termina, envie uma mensagem de e-mail de conclusão para os alunos fazendo-os
saber quais foram os principais pontos da semana e como as aulas foram em geral
durante a semana.
• Incorpore
vários fóruns de discussão para cada semana do curso. Se você proporcionar
aos alunos múltiplos pontos de entrada de como eles podem interagir com os
materiais do curso, você vai encontrar mais pessoas participando do que se você
tiver apenas um fórum de discussão. Para o MOOC Jornalismo de Dados, tivemos
cerca de cinco principais questões para discussão a cada semana, permitindo aos
alunos entrar em tantos quantos eles desejassem.
• Você deve
participar dos fóruns e fazer observações das conversas que acontecem
neles. Em um curso on-line, é importante o instrutor estar presente. O
instrutor deve tentar rever os fóruns diariamente e participar das discussões.
Além disso, o instrutor deve rever todos os posts do fórum durante a semana e
fornecer observações dos principais pontos trazidos resolvendo-os em um post geral para a semana
- faça um post de observação na segunda-feira, outro na quarta-feira, e um
final na sexta-feira ou sábado.
• Considere
fazer algumas atividades de comunicação síncrona como a realização de um
bate-papo virtual ou um Hangout do Google com os alunos em um determinado
momento durante a semana.
• Utilize canais
de mídia social. No MOOC , tivemos uma hashtag Twitter - #datajmooc e um
grupo privado no Facebook que também foi usado para se comunicar com os alunos.
Eles não eram obrigados a utilizar estas plataformas, mas muitos dos alunos o fizeram
- para enviar recursos/artigos, interagir entre si, e conversar com os
instrutores. Os canais de mídia social permaneceram abertos após o final do curso
e servem como comunidades de aprendizagem em andamento, para os alunos.
OS
DESAFIOS
Ao ensinar por MOOC pela primeira vez, ou pela 15ª vez,
haverá desafios. Lise , Derek e Jeremy têm algumas sugestões para lidar com
desafios relacionados com MOOCs :
• O ponto de
Derek: O aspecto mais desafiador é tentar ter uma noção mais ampla de como
os alunos estão indo. Com tantos participantes, pode ser difícil saber com
certeza se os conceitos que você está ensinando estão realmente sendo absorvidos.
• O ponto de
Jeremy : O aspecto mais desafiador para mim foi escala. Especialmente em um
assunto técnico como aplicativos de notícias, eu tinha uma suposição já incorporada
de que eu poderia individualmente pastorear algumas pessoas retardatárias,
perdidas (shepherd along stragglers). Mas, com 3.500 alunos, isso não é
realmente possível - você pode ter 200 retardatários! Meu sentimento imediato
após a MOOC foi que eu deveria ter sido mais cuidadoso ao segmentar as partes
como "fácil ", "médio" e "dificil" em minhas aulas/
perguntas e , em seguida, ter oferecido mais instruções em torno dos conceitos “intermediários
" e " difíceis".
• O ponto de
Lise : Não sendo capaz de ver ou ouvir os alunos e sabendo que você pode
ter contato pessoal com apenas um determinado grupo pequeno (via mensagens ou
e-mail ) . Não conhecendo com antecedência o nível de habilidade ou
experiências anteriores dos alunos. (Exames pré-Mooc poderiam ajudar com isso.)
Alguns
conselhos e informações chaves
Aqui estão alguns dos últimos pontos de conselhos para
quem deseja iniciar seu próprio MOOC:
• Meu conselho:
Leva muito tempo. Qualquer curso on-line, se é um MOOC ou não, tem um monte de
tempo para planejar e manter uma vez iniciado. Esteja preparado para gastar
duas vezes ou quatro, como parte do seu tempo no curso. Estar disponível para
os alunos. Como a mídia on-line cria uma distância imaginária entre as pessoas,
os alunos anseiam interação com o instrutor para saber que eles estão lá. Tente
ser o mais presente possível no curso. Não faça pré-suposições em demasia. Não
tente colocar tudo no MOOC sobre determinado assunto. Comecei na fase de
planejamento, incluindo uma grande quantidade de informações e acabei reduzindo
pela metade, para garantir que seria uma quantidade razoável de material
didático para os alunos.
• Conselho de
Derek: Para um único instrutor, gostaria de sugerir que, se possível, tente
não fazer o script de todo o curso antes do tempo. Certamente ajuda ter uma
sólida visão geral e os materiais prontos, mas parece-me que preservar a habilidade
de responder ao ritmo da classe e aos interesses dos alunos seria melhor para a
experiência global.
• Conselho de
Jeremy: Foco, foco, foco. Tanto o MOOC em geral e os capítulos individuais
irão se beneficiar de um foco centrado em um tema. Este MOOC foi um grande
exemplo deste foco, e um jornalista ou educador fariam bem em seguir este
exemplo.
• Conselho de
Lise : Faça pesquisas previamente ao Mooc para descobrir um pouco mais
sobre as habilidades e interesses dos alunos que participam do curso. Tente
desenvolver e incorporar exemplos dos países onde os alunos vivem. Se você está
ensinando habilidades do tipo hands-on como DataViz ou Excel, saber antecipadamente
quantos detêm habilidades básicas ajuda, mas você ainda tem que se preparar
para vários níveis. Permita que novos instrutores conversem com professores
experientes ou leia antes as avaliações de outros MOOCs. (Amy foi ótima para
nós.) Tenho certeza de que todos começaram sem saber que ferramentas usar -
vídeo , ppt são MAIS efetivos ou que combinação de materiais NÃO é suficiente
ou é DEMASIADA a ponto de oprimir. De pronto, eu tenho uma boa idéia pelo feedback
de quais perguntas postadas no fórum foram mais / menos eficazes ou provocativas
e eficazes para o ensino da MOOC , mas não estou certa quão eficazes as ppts
que eu fiz foram.
Em conclusão, não existe uma fórmula secreta para
ensinar em uma MOOC. Essas dicas e sugestões acima fornecem um início nessa direção. A MOOC não é apenas sobre a
plataforma digital, as tecnologias digitais utilizadas, o grande número de
alunos matriculados ou o assunto ensinado.
Tudo depende dos instrutores,
como eles ensinam o assunto, e a forma como eles interagem com os alunos no
processo de aprendizagem que irão determinar se o MOOC ou qualquer outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário