segunda-feira, 28 de outubro de 2013


Aqui começo a deixar idéias, conhecimentos, observações  e muitas dúvidas sobre o assunto Educação a distância / Ensino a distância / E-learning. Espero receber comentários dos que concordam, e principalmente dos que discordam, pois sou atrevido e exponho idéias próprias e seguramente algumas imperfeitas.
 
Mesmo que os saudosistas lembrem que Ensino a distância não é novidade moderna, que vem de décadas atrás, quando, de dispositivos eletrônicos, só tínhamos rádios, devo salientar que  aquele ensino a distância do Instituto Monitor e Instituto Universal pelos correios, não era eletrônico como esse que vivemos hoje. Não nego o mérito das iniciativas dos precursores principalmente as iniciativas radiofônicas. O que quero dizer, é que mesmo se aquelas iniciativas não existissem, hoje teríamos da mesma forma a revolução sendo feita, pois essa é devida à necessidade da economia moderna por pessoas bem treinadas aliada à disponibilidade de meios de comunicação viáveis economicamente, abrangentes, pulverizados.
 
EAD, para mim é o ensino/aprendizado intermediado por dispositivos "eletrônicos", com capacidade de apresentação de efeitos visuais ou sonoros de forma autônoma, estando ou não online com uma fonte remota  provedora de conteúdo.
Pode ser que mais prá frente consigam programar dispositivos não eletrônicos (biológicos) para disseminar informações, então nesse momento meus netos retirarão o eletrônico da definição.
 
Há uns dias eu discordava da nomenclatura EAD, mas visitando vários sites mundiais me deparei com o mesmo termo em todos eles. Até nos EUA o governo e principais IES usam Distance Education. Na França há pequena variação: L’enseignement à distance. Mas também usam Formation ouverte et à distance. Na Itália usam Formazione a distanza. No Reino Unido e Nova Zelandia é como nos EUA. Na Espanha, Educación a distancia, em Portugal Educação a distância na Alemanha: Fernunterricht  !!!! (não sabiam?).
 
Viram que “Distância” é comum a todos? Pois eu acho que isso é equivocado. Distância é apenas um fator circunstancial. É só visitar as escolas particulares mais modernas e veremos os alunos com seus tablets recebendo aulas e fazendo exercícios dentro da sala de aula e a professora ou professor bem pertinho, só observando (e  torcendo para ninguém vir com perguntas sobre a tecnologia e o software) !
Importante é o dispositivo eletrônico e portátil e obviamente seu software e o download que colocou o conteúdo ali dentro!

Meu nome é Carlos Henrique, sou analista de sistemas, desenvolvedor de aplicativos, não sou professor, nem tutor, mas sou filho de um Educador com E maiúsculo. Eu já fiz uma graduação superior por EAD de 2 anos. Já sei dos métodos, das vantagens e das dificuldades. Atualmente faço a pós graduação Metodologias de EAD na Anhanguera.
Nas próximas conversas gostaria de discutir aquilo que a EAD vai ter que enfrentar logo: as avaliações do aprendizado!

5 comentários:

  1. Carlos.
    Está muito bom seu blog e você abordou o assunto muito bem. A "Distância" física hoje está cada vez menor com a evolução das mídias. A tendência será de aumentar cada vez mais o uso da EAD, principalmente pelas empresas. Hoje devido a grande maioria das empresas terem funcionários no mundo todo, fica muito caro trazer todo mundo para um mesmo local para um treinamento e acho que aí será o maior uso deste tipo de educação. Esta necessidade irá ajudar muito na evolução da EAD e será o impulso que faltava para que ela possa evoluir mais rápido ainda no mundo Empresarial e Educacional

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tema muito bem escolhido. Falar em educação é basicamente trabalhar com o conhecimento. Vivemos uma época em que a produção do conhecimento tornou-se crucial para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Novas tecnologias como a Educação a Distância (EaD), pela qual muitos estão se graduando nos dias de hoje, multiplicam as possibilidades de acesso ao conhecimento e ampliam seus horizontes. Esta revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância. Uma das justificativas mais frequentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade. E nos resta reconhecermos as diferentes modalidades do conhecimento.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Carlos,

    Ficou muito bem o seu blog, o EaD é uma grande modalidade de ensino que muitas vezes são aplicados de forma errada tanto no presencia com a taxa máxima de 20% como nos não presenciais, pois a instituições de ensino não investem em profissionais e por isso ficam sempre a quem do que essa modalidade possibilita.

    Abraço,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Carlos, acho que a introdução da EAD em nosso país vai ser um grande passo para a inclusão de muitas pessoas que até então estavam fora da educação superior. Com certeza vai ser uma alavanca para o desenvolvimento do país e a criação de mão de obra especializada em um período de tempo menor que o convencional.
    Abraço, Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto que não tenho visto ser ressaltado: A duração de um curso por EAD tem a tendência de ser mais curto que os cursos em sala de aula. Deve haver um limite mínimo de tempo, para que o conhecimento seja sedimentado.. Obrigado por participar.

      Excluir