domingo, 10 de novembro de 2013


Relatório Desafio Profissional Módulo A

Curso: Metodologias para EAD

Anhanguera Educacional

 

O plano desse trabalho foi de colher visões da EAD em paises mais avançados que o nosso visitando sites e blogs, para depois verificar o panorama brasileiro podendo avaliar nosso estágio atual. Isso é explicitado sob o título Considerações, que mostra comentários sobre o que foi encontrado nos dois mundos, e em seguida no capítulo Participação em blogs, a relação da navegação prática pelos blogs brasileiros.

 

Considerações

Nos espaços norte americanos a maior atenção é dada aos reconhecimentos (accreditation) dos cursos e seus sistemas de créditos que provocam inquietação nos alunos preocupados com possíveis transferências e a colocação no mercado profissional. Pelo lado da metodologia, o maior volume de comentários se relaciona às novas tendências das TIC, e ao movimento em direção à gratuidade em IES de peso como Harvard e MIT. O sistema americano de acreditamento regionalizado também merece muitas preocupações e críticas ao poder federal quando tenta regular em demasia, acarretando elevação absurda dos custos das IES de ensino superior. Na Europa os sistemas de credenciamento são semelhantes ao modelo americano o que é conveniente do ponto de vista de intercâmbio dos dicentes. Nos EUA e Europa, reserva-se a tarefa de acreditação de cursos em algumas áreas a entidades reguladoras de cada área: Medicina, Jurídicas, Engenharias. Nesse aspecto também o Brasil atribui ao CNS a área de saúde e à OAB a área juridica conforme Decreto 5.622 de 19/12/2005 em seu artigo 23.

Nos blogs de Portugal, o interesse maior se concentra nas novas plataformas de software e nas tecnologias TIC, e foi por lá que tomei maior conhecimento dos trabalhos de nosso professor João Mattar que participa de iniciativas com o professor português Paulo Simões. Percebi que em Portugal há mais discussões conceituais e visivelmente mais antagonismos entre os participantes, o que não se vê comumente no Brasil.

A Espanha por seu volume considerável de iniciativas acadêmicas e proximidade cultural conosco pode ser encarada como uma excelente fonte  para troca de experiências.

Nos blogs brasileiros, realmente me concentrei na professora Liliam Silva que é a mais ativa dos blogueiros nacionais com participação diária e comprometida. Senti falta de um blog ou forum permanente conduzido para tratar temas mais fundamentais como legislação, carreiras, metodologias didáticas, AVAs, avaliações, etc.

Participação em blogs



De prático e útil para nosso momento, segui uma experiência real usando MOOC, em uma entidade chamada Knight Center, através da professora Amy Schmitz da Universidade de San Diego, que coordenou um Mooc sobre Jornalismo de dados.

Interagindo com eles por email, consegui a autorização para traduzir os pontos relevantes da experiência, que coloquei aqui nesse blog para consultas a quem interessar.

2.     https://www.facebook.com/BlogEducacaoADistancia (22/10/2013)

A profª Liliam Silva relata que as universidades americanas oferecem a modalidade EAD há cerca de 130 anos e o Brasil, apenas a partir dos anos 2000.

Não gostei muito da comparação histórica dadas as diferenças econômicas e de formação entre os países, e ressaltei que o Brasil já cuida de EAD há quase 100 anos por iniciativas privadas, e ótimos programas usando TV e rádios para atacar o problema da interiorização e da recuperação do tempo perdido por muita gente que não teve as oportunidades no momento adequado por vários motivos.


“Participação e colaboração não são a mesma coisa em EAD”.

Ela quiz dizer que alguns podem participar de trabalhos em grupo sem ter colaborado! Esse é um fato, e me leva a crer que as atividades na EaD quando se tratam de trabalhos de pesquisa, é melhor que sejam em grupos reduzidos de duas ou três pessoas apenas! Assim não teremos os aproveitadores...


Profª Liliam postou um artigo muito interessante do autor Howard Gardner de Harvard, sobre Múltiplas Inteligências, ou seja, como o ser humano desenvolve a capacidade de aprender convivendo e trocando informações com o seu meio social...

Refleti que isso leva a um dos pilares do sucesso da EAD: Como escolhemos o assunto que queremos aprender, e temos agora as informações, quem vai nos delimitar o domínio desse aprendizado? A resposta está no modelo mais aceito hoje na EAD: O professor ou tutor mediando ativamente conhecimentos.


 

Liliam Silva diz: Surge um novo tsunami na EAD (se referindo a SPOC).

Minha observação é que devemos esquecer siglas e olhar os modelos educacionais que tais ferramentas aderem, e usá-las por isso e não porque são a coqueluche da hora!

 


O prof. Mattar em vídeo apresenta sua proposta de Matriz de Avaliação, voltado para EAD. Apresenta os 5 aspectos: Como, Quando, Quem, O quê e Relatórios. O professor critica a prática que “oficializou” os testes de múltipla escolha que imperam nas avaliações brasileiras.

Eu considero que as avaliações serão um processo contínuo e assistidas pelo ambiente AVA.


7.     http://www.unisinos.br/blogs/ead/2013/10/23/outubro-e-o-mes-de-prevencao-do-bullying-vamos-falar-mais-sobre-o-assunto/#comments (23/10/2013)


Eu penso que na EAD devem diminuir os ataques desse tipo, e há o registro normalmente indelével das postagens e comentários, além da censura prévia em alguns deles por moderadores.

 

Conclusão

Foi uma atividade gratificante e entusiasmadora para a continuidade da minha atuação na área de EaD. A atividade foi um exemplo para mim e colegas de como a EAD deve atuar, como podemos ganhar conhecimento, e interagir para atingí-lo.

Coloco-me à disposição dos novos colegas recém chegados para trocar idéias e ajudar com minha experiência. Esse blog continuará aberto para isso.

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